Skip to content

Pequenos Agricultores e Agricultoras realizam 5ª Festa da Semente Crioula

abril 4, 2011

Aconteceu no último final de semana (19 e 20) de março o lançamento Estadual da Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e em Defesa da Vida. A mesma está sendo realiza pela coordenação do MPA (movimento dos pequenos agricultores) e demais organizações da Via Campesina. A campanha foi disseminada durante a Festa das Sementes Crioulas de Anchieta.

Na ocasião foi realizado Seminário com a tecnóloga da Gerencia Geral de toxicologia da ANVISA Heloisa Rey Farza e com Walter Israel da Silva da coordenação Nacional do MPA e da campanha. O evento contou com a participação grande público. Estavam presentes camponeses, parlamentares, movimentos sociais da Via Campesina, Sindicatos, pastorais sociais e igreja.

O seminário denunciou os problemas causados pelos agrotóxicos, propôs alternativas e destacou experiências agroecologicas realizadas além de motivar as pessoas e organizações presentes a se somarem a campanha.

Segundo a representante da ANVISA “foi um bom momento para passar informações sobre coisas que são do cotidiano destas mesmas pessoas, nas quais elas estão sensibilizadas”… ANVISA já vem debatendo anualmente em seminário o problema dos agrotóxicos

O que é a campanha

A campanha é um esforço coletivo, assumido por um conjunto de organizações e pessoas de combater a utilização de Agrotóxicos e a ação de suas empresas (produtoras e comercializadoras) explicitando as contradições geradas pelo modelo de produção imposto pelo agronegócio.

Desde 2008 o Brasil é o maior consumidor mundial de venenos com vendas que somam 6,6bilhões de dólares e 7,2 bilhões em 2009. Ao dividir a quantidade de venenos usada pelo número de habitantes vemos que usados 5,2kg de veneno por pessoa por ano no Brasil. Diante disso o MPA lançou a Campanha Permanente Contra o Uso de Agrotóxicos e Pela Vida em seu 3º Encontro Nacional em abril de 2010. Posteriormente assumida pela Via Campesina e por dezenas de entidades e organizações populares preocupadas com os efeitos nocivos dos Agrotóxicos

Veja na tabela abaixo exemplos de alimentos com índice de agrotóxicos acima do tolerado. Fonte AVISA

Alimentos Contaminação Alimentos Contaminação
Pimentão 80% Couve 44,1%
Uva 56,4% Mamão 38,8%
Pepino 54,8% Alface 38,4%
Morango 50,8% Tomate 32,6%
Abacaxi 44,1% Cenoura 24,8%

Objetivos da campanha

I – construir um processo de conscientização na sociedade sobre os malefícios dos Agrotóxicos, denunciando assim todos os seus efeitos degradantes na saúde, no meio ambiente, etc.

II – Combater com ações práticas (denuncias, processo jurídicos, etc.) as empresa que produzem e comercializam agrotóxicos.

III – pautar na sociedade a necessidade de mudança de modelo de agricultura. O atual modelo produz comida envenenada, e prejudica tanto os trabalhadores rurais, quando os consumidores destes alimentos.

IV – fazer da campanha um espaço de construção de unidade entre ambientalistas, camponeses, trabalhadores urbanos, consumidores de alimentos e todos aqueles que prezam pela produção de um alimento saudável que respeite ao meio ambiente.

V – explicitar a necessidade e o potencial que o Brasil tem de produzir alimentos saudáveis, em convívio com o meio ambiente e para alimentar o povo trabalhador, com base em princípios agroecológico.

As organizações que compõe a campanha permanente contra os agrotóxicos e pela vida acreditam que a terra possui função social de assegurar a sobrevivência das famílias que nela precisam viver e de produzir alimentos saudáveis.

Como contra ponto a agricultura convencional, propomos a agroecologia. São inúmeras as experiências de produção de alimentos saudáveis.

Fonte: MPA Santa Catarina.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: